Ergonomia

Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar, consequentemente, melhorando o rendimento do trabalhador.

Leia + (PDF)

 

NR 17

NR17 – Ergonomia: Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Onde as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

Leia + (PDF)

 

ESTUDO CIENTÍFICO PUBLICADO – PRODUTOS DIGITADOR
http://www.efdeportes.com/efd146/ortese-lombar-e-a-atividade-eletromiografica.htm

 

CINTURÃO ABDOMINAL LOMBAR

A órtese ou cinturão abdominal lombar(CAL)DIGITADOR utilizado para proteção dos músculos da região lombar tem sido alvo de pesquisas a fim de determinar o seu efeito sobre a região lombar durante ou após a TLC (tarefa de levantamento de carga). Recentemente pesquisas apontaram que o CAL (Cinturão Abdominal Lombar) DIGITADOR fornece um efeito protetor sobre a região lombar e assim minimiza o surgimento da dor aguda e posteriormente crônica.Algumas características fundamentais no cinturão abdominal lombar DIGITADOR possibilitaram este resultado .O CAL Digitador possui uma placa protetora na região lombar que promove uma sustentação positiva na região e o material estrutural do cinturão fabricado em lona contribui significativamente na eficiência do produto promovendo maior sustentação na região abdominal e lombar,outra característica é sua modelagem eficiente que adapta aos tamanhos dos indivíduos.

Leia + (PDF)

 

Suporte de Notebook, estudo científico comprova a sua eficácia.

O objetivo deste estudo foi determinar e comparar a postura no plano sagital, desconforto e produtividade durante tarefa tipo de execução de digitação em computadores netbook, com e sem modificações ergonômicas. Entre os resultados surgiram, o uso de modificações ergonômicas foram significativamente associados com a cabeça e pescoço postura mais ereta. Um desconforto associado com o uso de modificações ergonômicas e produtividade não foi possível observar diferenças. Conclui-se que o uso modificações ergonômicas reduz o risco de desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas.

Leia + (PDF)