Ergonomia no eSocial

O eSocial é um sistema informatizado de registro para a coleta de informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. De acordo com o cronograma, as grandes empresas começaram a se cadastrar em janeiro desse ano.
Em alguns meses grande parte das empresas do Brasil serão obrigadas a prestar informações sobre a exposição de seus empregados aos riscos ocupacionais, e o Governo será o responsável pelo monitoramento dessas informações.
Com a implantação do eSocial a ergonomia passa a ser vista como uma das protagonistas nas empresas. Esse sistema fará com que seja mais fácil fiscalizar o cumprimento da NR-17, e o monitoramento dos dados será constante.
Cada risco ergonômico deverá ser analisado, identificado e corrigido de acordo com a tabela-23 do eSocial, identificando os riscos biomecânicos, mobiliários e equipamentos organizacionais, psicossociais e cognitivos.

TABELA DE FATORES DE RISCOS AMBIENTAIS – 23 eSOCIAL – versão 2.2

Um dos princípios do eSocial é aprimorar a qualidade das informações referentes as relações de trabalho. Serão exigidas mudanças referentes à saúde e segurança de cada trabalhador, gerando assim maior fiscalização do ambiente de trabalho.
Uma AET bem elaborada possibilita o envio da relação dos riscos ergonômicos no eSocial, garantindo que a empresa se ajuste a legislação trabalhista, evitando multas e processos. Além de minimizar qualquer risco de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Essa análise deve ser feita por um especialista qualificado.
Para cada ambiente informado será prevista uma data de início e fim da validade dessa informação. Isso porque os fatores de riscos existentes e as demais informações prestadas podem sofrer alterações, ou o ambiente poderá deixar de existir a empresa.
A implantação do eSocial fará com que as normas sejam cumpridas, garantindo que a ergonomia seja atendida de acordo com toda necessidade que aparecer. E mesmo que algumas pessoas resolvam os riscos apenas para evitar multas, o eSocial é um grande avanço na questão ergonômica.
Será uma ótima oportunidade, já que as empresas serão obrigadas a tornarem seu ambiente mais seguro, confortável e saudável para seus funcionários. Isso fará com que a instituição obtenha maior engajamento das equipes, melhorando assim sua produtividade e rendimento.

Fontes:
– Portal ESocial
– http://ergoplenna.com.br/blog/o-esocial-na-ergonomia/
– MOS Manual de Orientações do eSocial-versão 2.2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.