Ergonomia

Ergonomia? O que? Pode repetir por favor?

É muito comum escutarmos tais respostas quando perguntamos sobre “Ergonomia”. No entanto, não é surpreendente, afinal, a ergonomia – estudo que busca adaptar o posto de trabalho as necessidades das pessoas – é uma disciplina nova, existente há poucas décadas. Contudo muitas pessoas não conhecem o termo e muito menos utilizam a ergonomia no dia a dia.
Ainda que seja pouco comum, a ergonomia faz parte de nossa vida. Muitas pessoas em sua infância, escutaram a frase “Sente-se direito”, enquanto fazia seus deveres escolares, ou “Não levante isso, é muito pesado para você” … Frases que buscavam evitar possíveis problemas de coluna em crianças.
A essência de tudo isso, trata-se da ERGONOMIA… Gerar bem-estar as pessoas, somando um valor agregado: A PRODUTIVIDADE.
Por isso, enquanto fazemos nossos “deveres” laborais em frente a um computador, manter a altura da tela do monitor adequada, pode nos ajudar a manter a coluna cervical saudável (parte superior da nossa coluna).
Isto se aplica enquanto está sentado em sua cadeira e olhando a frente. Então a borda da tela deve estar na linha dos olhos. Se não está, ajuste-a até conseguir a altura que necessita.

Isto permitirá que finalize uma jornada de trabalho sem dores e doenças ocupacionais.

columna-de-ergonomia1-compressor

Pablo Álvarez Silva
Engenheiro Especialista em Prevenção de Riscos

Traduzido por Leticia Saciloto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.