A síndrome do túnel do carpo provoca dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo.

CAUSAS

A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.

SINTOMAS

O principal sintoma é a parestesia, uma sensação de formigamento, de dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano.

A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara.

RECOMENDAÇÃO

  • Sente-se corretamente e apóie braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a síndrome do túnel do carpo.
  • Mantenha os pulsos o máximo possível em uma posição neutra. A síndrome do túnel do carpo é mais comumente causada por movimentos repetitivos de flexão dessa articulação.
  • Faça pausas. Se estiver realizando uma atividade repetitiva, quer seja um trabalho de digitação ou cortando legumes, faça uma pequena pausa a cada 10 a 15 minutos para descansar os pulsos. Durante esses pequenos intervalos, faça alongamento, algum tipo de exercício ou simplesmente fique sentado sem movimentar os pulsos.
  • Relaxe os músculos da mão e reduza a sua força. Durante a execução de tarefas diárias, a maioria das pessoas usa mais força do que a necessária. Se você estiver manuseando um mouse, usando uma caneta ou fazendo algum trabalho manual, experimente não apertar demais os objetos ou usar muita força.

 

fonte (https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/ler-lesao-por-esforco-repetitivo-entrevista/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.