TAPETE ANTIFADIGA BACTERICIDA E ESD

BOAS PRÁTICAS ERGONÔMICAS EM ÁREA LIMPA/SALA LIMPA

– Artigo 1 –

Tapete antifadiga bactericida e ESD

TAPETE ANTIFADIGA BACTERICIDA E ESD

Este artigo tem a finalidade de orientar o uso de produtos ergonômicos em área limpa/sala limpa mas para isso vamos detalhar melhor o que são esses ambientes.
Áreas limpas são ambientes nos quais a quantidade e o tamanho máximo das partículas presentes no ar são controlados com o objetivo de evitar a contaminação dos equipamentos nelas presentes. A contaminação pode interferir nos resultados de manufaturas de produtos ou testes. Muitas indústrias necessitam desse tipo de ambiente, como a indústria de eletrônicos e as farmacêuticas e os setores hospitalares e laboratórios de manipulação.

Hoje ,o termo área limpa ou sala limpa é muitas vezes confundido com áreas que necessitam  de limpeza e higienização contínua, geralmente por serem utilizadas para a manipulação de produtos que sujam demasiadamente o local como por exemplo, desossa de carne, frangos e derivados. Essas salas ou ambientes que necessitam desses sistemas de limpeza também podem apresentar outros ambientes como ambientes molhados, local propicio para a proliferação de fungos.

Existem locais onde o ambiente deve ser rigorosamente LIMPO. Esses locais exigem um tipo especial de limpeza exatamente para evitar, por exemplo, contaminações do material a ser manipulado como um centro cirúrgico por exemplo. Devemos, portanto diferenciar muito bem o que é uma sala limpa ou área limpa, de um ambiente com padrão especial de limpeza, dando a esse ambiente várias nomenclaturas dentre elas sala limpa.

Salas limpas são áreas ou ambientes ilhados, completamente isolados das demais instalações, dentro de um sistema que é regulado por padrões de tipos de atividades regulador de atividades e técnicas interativas reunidas para formar um todo organizado. Portanto uma sala limpa controla o número de partículas existentes no ambiente.
Área limpa ou sala limpa são áreas esterilizadas com controle ambiental definido em termos de fluxo de ar,pressão,temperatura,umidade,ruído,vibração, iluminação,contaminação microbiana e por partículas,projetada e utilizada de forma a reduzir a introdução,a geração e a retenção de contaminantes em seu interior.

Riscos de contaminação

Áreas limpas ou salas limpas são destinadas para evitar a contaminação cruzada que é a contaminação de determinada matéria-prima, produto intermediário ou produto acabado com outra matéria-prima ou produto, durante o processo de manipulação. Essas salas são destinadas à manipulação ou produção de medicamentos, alimentos, vacinas, equipamentos eletrônicos e demais itens que necessitam de completa esterilização e controle de partículas existentes no ar. Elas se aplicam nos setores de biotecnologia, petroquímica, hospitais, laboratórios, indústrias químicas, mineração, indústrias de tintas, eletrônica ,etc..

Nos serviços de saúde a classificação é feita da seguinte forma: área crítica, área semicrítica e área não crítica.
Área crítica: É aquela que oferece um risco maior de transmissão de infecção. São exemplos de área critica :UTI neonatal, Unidade de queimados, bloco cirúrgico, unidade de isolamento, sala de hemodiálise, central de material de esterilização-CME, banco de sangue, área suja da lavanderia ,farmácia-local de preparo de nutrição parenteral total, serviço de nutrição e dietética-preparo de nutrição enteral, laboratório de patologia clinica, dentre outros.

Área semicrítica: é aquela que apresenta menor risco de transmissão de agentes de infecção em relação às áreas cr4iticas e que, normalmente, são ocupadas por pacientes que não são portadores de doenças infecciosas ou infecciosas de baixa transmissibilidade.
São exemplos: enfermarias, farmácia- diluição, banheiros, ambulatórios, dentre outros.

Área não crítica: É aquela onde não existe risco de transmissão e não são ocupadas por nenhum paciente. São exemplos de área não critica: setor administrativo, almoxarifado, secretaria, serviços de apoio de raio X, ultrassom, etc…
Uma indústria de medicamentos, dependendo do tipo de medicamento, da forma que esse medicamento será ministrado, a necessidade poderá ser mais simples ou mais complexa.
Uma indústria de produtos com nanotecnologia, dependendo do que será manipulado e produzido , poderá apresentar exigências ainda mais complexas que a preconizada da ISO, inclusive com a necessidade de adaptação anti-estática em seus mobiliários.

Ergonomia DIGITADOR ERGONOMICS

A Ergonomia é um assunto muito importante para esses setores,o trabalho nessas áreas normalmente são realizados a maior parte do tempo na posição de pé e é extremamente desgastante para o trabalhador.

Nos centros cirúrgicos, laboratórios, constantemente a fadiga é instalada pelo fato de permanecerem em pé grande parte da jornada. A DIGITADOR ERGONOMICS desenvolveu um tapete antifadiga com propriedades bactericidas e anti-estáticas que possibilitam o uso nesses setores controlados onde a higiene precisa ser mantida com rigoroso controle.

TAPETE ANTIFADIGA BACTERICIDA TE 476

TAPETE ANTIFADIGA BACTERICIDA TE 476

área limpa antifadiga bactericida

 

TAPETE ANTIFADIGA BACTERICIDA DIGITADOR ERGONOMICS

O uso do tapete antifadiga bactericida e ESD DIGITADOR ERGONOMICS reduz o impacto nas articulações do joelho, pés e coluna durante a caminhada, devido a um fator de amortecimento do produto. Sua densidade baixa impacta positivamente no tecido conjuntivo e pontos de comando motor. Por ser um produto que amortece o impacto, nas áreas onde houve manuseio de produtos quebráveis houve amortecimento nas quedas e consequentemente redução de quebras e acidentes.

O TAPETE ANTIFADIGA DIGITADOR ERGONOMICS reduz a vibração vinda verticalmente (chão) através de máquinas ou outras fontes de vibrações, que podem interferir no desempenho das pessoas expostas como; equilibrio,tontura, problemas na coluna ,entre outras. Nas atividades onde as pessoas trabalham em pé grande parte do tempo, foi observado melhora no desempenho e fadiga relatados pelos próprios usuários.

O trabalho onde é necessário ficar em pé parado segundo(Grandjean,24)exige um trabalho estático para a imobilização prolongada das articulações dos pés, joelhos e quadris. A força envolvida não é grande, e está situado certamente abaixo do limite crítico de 15% da força total. Apesar disto, “ficar em pé” é cansativo e difícil não só devido ao esforço muscular estático mas também devido ao aumento importante da pressão hidrostática do sangue nas veias das pernas e o progressivo acúmulo de líquidos tissulares nas extremidades inferiores. Na realidade, a pressão hidrostática nas veias, quando imóvel, representa na altura dos pés 80mm Hg e na altura da coxa 40 mm Hg. Ao caminhar, a musculatura da perna funciona como uma moto bomba, através da qual a pressão hidrostática do sistema venoso é compensada e o sangue retorna de modo ativo para o coração.

Estas condições adversas da circulação são as origens de muitas doenças das extremidades inferiores em profissões que exijam trabalho imóvel de pé por tempo prolongado. Estas profissões favorecem uma maior incidência de alargamento das veias da perna (varizes) e edema dos tecidos nos pés e pernas (edema de tornozelo). A utilização de tapete antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS com espessura apropriada em poliuretano com dureza e densidade apropriada funciona como um amortecedor para o corpo reduzindo o peso nas articulações dos joelhos e tornozelos reduzindo a fadiga. O tapete antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS é indicado para atividades onde o colaborador irá trabalhar parado ou com pouca movimentação no posto de trabalho pois a densidade é macia e seu objetivo é reduzir o impacto nas articulações do joelho. Esse produto possui elementos resistente a fungos deteriorantes (Aspergillus brasiliensis; Tricodherma virens; Penicillium pinophillum; Chaetomium globosum e Aureobasidium pullulan. Os elementos bactericidas contidos no tapete antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS o faz apropriado para o setor de saúde por exemplo Hospitais, clinicas, laboratórios, consultórios médicos e odontológicos que apresentam riscos inerantes à contaminação. São seguramente os setores com maiores riscos quando falamos em bactérias, fungos ,com riscos de contaminação e transmissão de doenças. A proteção contra microorganismos patogênicos é uma grande aliada a higiene nestes ambientes e principalmente o controle de risco de infecções hospitalares. Indicado também para setores alimentícios que contenham esses riscos de contaminação.
Os elementos antiestáticos do tapete antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS é apropriado para o uso em locais geradores de estática, protegendo dessa forma os usuários. A Norma de referência ABNT-NBR ISO 20344:2008 antiestático/condutivo entre 1×106 Ω a 1x 108 Ω .Os elementos antichamas compostos no tapete antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS proporciona segurança no ambiente de trabalho por não permitir a propagação das chamas ou seja é auto extinguível
Sua aplicação:
O tapete Antifadiga bactericida e ESD DIGITADOR ERGONOMICS é indicado para postos de trabalho onde permanece em pé durante a jornada de trabalho, com necessidades de higienização constante, setores onde a limpeza do ambiente é requisito obrigatório. Produto recomendado para o descanso das pernas ,pés , coluna e articulações .A funcionalidade do produto oferece um amortecimento para as articulações . Adequado para áreas limpas onde é necessário a higienização do produto como frigoríficos, laboratórios, cozinhas industriais, laticínios, hospitais,etc…

Suas características:
O tapete Antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS é resistente a fungos deteriorantes (Aspergillus brasiliensis; Tricodherma virens; Penicillium pinophillum; Chaetomium globosum e Aureobasidium pullulans, propriedades antichamas ,propriedades anti-estáticas, com dureza aprox. entre 34 a 38 shore A, com densidade aprox. de 350 Kg/m³, atende a Norma de referência ABNT–NBR ISO 20344:2008 para material Anti Estático/Condutivo entre 1 x 106 Ω a 1 x 108 Ω.
Dentre outras características o tapete antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS melhora a circulação sanguínea, promove a redução do impacto e desgaste nas articulações da região do tornozelo, joelho, quadril e região lombar; reduz a fadiga nos membros inferiores e também é um Isolante térmico (redução do calor e frio).
O tapete antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS é composto de placas com encaixes entre si ,permitindo assim montá-lo da forma que melhor lhe convir.
Composição do tapete antifadiga DIGITADOIR ERGONOMICS: poliuretano composto com elementos bactericidas, anti-estáticos e antichamas.

O uso de tapete antifadiga DIGITADOR ERGONOMICS nestas áreas contribuem enormemente pra a saúde e e bem estar dos trabalhadores.

Normas vigentes
As salas limpas possuem suas normas específicas que definem, entre outros aspectos, a classificação dos ambientes quanto aos níveis de contaminação, técnicas construtivas adequadas, procedimentos operacionais e procedimentos de teste para verificação de limpeza do ar interior.

ABNT/CB-46 ÁREAS LIMPAS E CONTROLADAS
NBR ISO14644-1- parte 1: Classificação da limpeza do ar- Abrange a classificação da limpeza do ar em salas limpas e ambientes controlados associados, exclusivamente em termos de concentração de partículas em suspensão no ar. Para o objetivo da classificação, são consideradas somente as populações de partículas com distribuições cumulativas baseadas em tamanhos limiares (limite inferior) variando entre 0,1 micrometro e 5 micrometros.

NBR ISO14644-2- Parte 2: Especificações para ensaios e monitoramento para comprovar a contínua conformidade com a ABNT NBR ISO 14644-1- Especifica requisitos para ensaios periódicos para sala ou zona limpa, para comprovar a contínua conformidade com a ABNT NBR ISO 14644-1, para classe designada de limpeza do ar para partículas em suspensão.

NBR ISO 14644-3- Part 3: Metrologia e métodos de teste – Descreve os métodos de teste de salas limpas para validar sua condição de conformidade com a Norma.

NBR ISO 14644-4- Salas limpas e ambientes controlados associados – Parte 4: Projeto, construção e partida- Especifica os requisitos para o projeto e construção de instalações de salas limpas, porém não prescreve meios tecnológicos ou contratuais específicos para atender à conformidade com esses requisitos. Destinam-se a usuários, fornecedores e projetistas de instalações de salas limpas e fornece uma lista de verificação para os parâmetros importantes de desempenho. Proporciona um guia de construção, incluindo requisitos para partida e qualificação. Os elementos básicos de projeto e construção, necessários para assegurar uma operação satisfatória contínua, são identificados levando-se em consideração os aspectos relevantes de operação e manutenção.

NBR ISO 14644-5- Parte 5: Operações- Especifica requisitos básicos para as operações em salas limpas. Tem por objetivo atender às pessoas que utilizam e operam uma sala limpa. Os aspectos de segurança não ligados diretamente ao controle da contaminação não são levados em consideração nesta parte da ABNT NBR ISO 14644 e regulamentos de segurança nacionais e locais devem ser respeitados. Considera todas as classes de salas limpas utilizadas para a produção de todos os tipos de produtos. Em consequência, tem grande abrangência na sua aplicação e não leva em conta as exigências específicas de indústrias em particular.

NBR ISO14644-6- Part 6 – Termos e definições – Fornece uma coleção de termos e definições sobre salas limpas.

NBR ISO 14644-7- Parte 7: Dispositivos de separação (compartimentos de ar limpo, gloveboxes, isoladores, miniambientes)- Especifica os requisitos mínimos de projeto, construção, instalação, execução de ensaios e aprovação dos dispositivos de separação, nos aspectos onde eles diferem das salas limpas.

NBR ISO 14644-8-Part 8 – Contaminação molecular – Aborda a contaminação gasosa em salas limpas

ISO 14698 – Cleanrooms and associated controlled environments – Biocontamination control.Esta norma ISO é composta de três partes:
ISO/DIS 14698-1 Part 1 – Princípios gerais e métodos – Aborda os métodos de medição de microorganismos em salas limpas.

ISO/DIS 14698-2 Part 2 – Avaliação e interpretação de dados – Fornece informações de como tratar as informações obtidas das medições de microorganismos em salas limpas.

ISO/DTR 14698-3 (este original está disponível como um relatório técnico do esboço)- Part 3 – Metodologia para medição da eficiência de processos de limpeza – Determina a eficiência de processos de limpeza utilizados em salas limpas.

NBR 13700- Classificação e controle de contaminação- Estabelece classes-padrão de limpeza do ar e provê classes intermediárias para salas e zonas de trabalho limpas, baseadas em concentrações especificadas de partículas em suspensão no ar. Prescreve métodos para verificação da classe e requer um plano estabelecido para monitoramento de limpeza do ar. Também fornece um método para determinação e descrição das concentrações (indicador U) de partículas ultrafinas.

NBR 15137- Sistemas espaciais – Controle de limpeza e de contaminação- Estabelece os requisitos gerais para o controle de limpeza e de contaminação a ser aplicado pela cadeia de fornecedores para o desenvolvimento de sistemas espaciais, incluindo as instalações de processamento de solo, equipamentos de apoio no solo, veículos lançadores, cargas úteis e operações na órbita e processamento em solo. Também fornece as diretrizes para o estabelecimento de um programa de controle de limpeza e de contaminação.

Outras fontes de consulta técnica
Normas Técnicas IMETRO- A Biblioteca Online do Inmetro tem como objetivo facilitar o acesso, o uso e a disseminação do seu acervo especializado aos clientes internos e externos, contribuindo para atender as necessidades de informação. Os usuários poderão ter acesso às Referências Bibliográficas de todo o acervo especializado do Inmetro, conhecer as novas aquisições e sua disponibilidade para consulta
Glossário ANVISA- Pesquisar termos e Conceitos- Os termos constantes neste glossário foram identificados e conceituados dentro das normas legais. Assim a utilização destes termos, nos mecanismos de busca das bases de dados de texto completo, além de facilitar a pesquisa agrupa legislações relacionadas buscando apresentar atos jurídicos que tenham no seu conteúdo o termo usado na pesquisa facilitando a localização do ato de interesse do usuário.
É importante consultar, também, a SBCC – Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação, pois existem algumas firmas que vendem um pacote pronto para a montagem desse tipo de sala.

Denise-M-Francato-Chiaradia-digitador-ergonomics
Denise M. Francato Chiaradia
Especialista em Ergonomia
Ergonomista Senior certificada pela ABERGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.