Trabalho em pé em setores alimentícios, hospitalares e laboratoriais

Trabalho em pé em setores alimentícios, hospitalares e laboratoriais e os benefícios do banco – banqueta semissentado.

Muitos trabalhadores assumem a postura de pé para realização do trabalho e essa posição se torna cansativa ao longo do período de trabalho, não apenas por causa do esforço muscular, mas também devido ao aumento da pressão do sangue nas veias das pernas e ao acúmulo progressivo de líquidos nas extremidades inferiores. Sendo que a dor nas costas é uma dor comum em pessoas que trabalham em pé. “A posição parada em pé é altamente fatigante porque exige muito trabalho estático da musculatura envolvida para manter essa posição. O coração encontra maiores resistências para bombear sangue para os extremos do corpo. As pessoas que executam trabalhos dinâmicos em pé, geralmente apresentam menos fadiga que aquelas que permanecem estáticas ou com pouca movimentação (Iida, 1992).”

Hoje em dia para amenizar as fadigas musculares do trabalho em pé em indústrias alimentícias, farmacêuticas e hospitalares como, por exemplo, centros cirúrgicos visando melhorar o conforto dos médicos e assistentes em grandes cirurgias, existem as banquetas/bancos semissentados que foram desenvolvidas para alternar as posturas em pé/sentado e como em alguns postos de trabalho não é possível o trabalho sentado, eles podem ser implantados para uso em algum momento de pausa que o trabalhador tenha em sua jornada de trabalho. Com esta alternância de postura diminuímos as sobrecargas e fadigas em cima da coluna lombar e membros inferiores.

Já se encontra no mercado as banquetas/bancos semissentados de inox WS 993 AL que foi desenvolvida para proporcionar alívio nos membros inferiores. Possui uma inclinação de 12° para proporcionar alívio e conforto. Destinado aos trabalhadores cuja função seja exercida em postos de trabalho fixos em pé e sentado para variação de posição, este modelo é fabricado em aço inox a fim de serem aplicadas em setores onde há necessidade de esterilização como, por exemplo, indústrias alimentícias, farmacêuticas e hospitalares.

A banqueta/banco semissentado de inox WS 993 AL é um equipamento versátil com regulagem para atender diversas alturas de usuários em posição de conforto, bastando para isso regular à altura do assento e ajustar através de um pino que se encaixa na coluna da banqueta/banco. Possui material resistente à esterilização, podendo ser utilizada nos mais diversos ambientes de trabalho onde a esterilização e higienização seja um dos fatores principais.

O assento da banqueta/banco semissentado de inox WS 993 AL Digitador é feito em alumínio com chapa corrugada antiderrapante, também pode ser feito em PU (Poliuretano injetado) ou em PEAD com estrutura em inox e acabamento na base com ponteiras antiderrapantes. Os modelos abaixo podem ser utilizados em indústrias alimentícias, hospitalares, farmacêuticas ou em qualquer ramo de indústria que haja necessidade de higienização e esterilização dos produtos.

 

Aline C. Servo Pedro
Fisioterapeuta do Trabalho/Ergonomista
Crefito: 03/97061

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.